Terceira Idade
                   Veículo               Residência                Saúde                Vida                Seguro                Nosso Site
outros trabalhos do Dr. João Roberto D. Azevedo
a história
envelhecimento com saúde
doença
acidentes
rejuvenescimento
sexualidade
envelhecimento biológico
perguntas comuns
alterações dentárias
abuso com pessoas idosas
exercícios
os olhos e a visão
audição e equilíbrio
infecções
 

 Busca







Matérias Avulsas de Terceira Idade
Perguntas Comuns

O que é a terceira idade? 
A terceira idade, uma das mais importantes etapas de nossa vida, chega meio sem a gente sentir. De repente "estamos" velhos.... ou somos considerados pelas outras pessoas como velhos e não conseguimos identificar bem este momento. 

Para cada um de nós o sentimento de envelhecimento é muito diferente.

Há pessoas com mais de oitenta anos que pensam e agem como jovens e pessoas
jovens que são verdadeiros velhos....

O que é ser velho é uma questão sem dúvida complexa que pretendo ajudar a responder ao longo deste livro procurando sempre identificar os seus aspectos mais característicos.

A palavra velho deve ser evitada... É sem dúvida um termo "corrompido" pelo uso e portanto mal interpretado, carregando alta dose de aspectos negativos. O termo Terceira Idade é melhor pois é mais suave, dá idéia de coisa natural que se segue à Segunda Idade....


Quando a 3ª Idade chega?
Os cientistas determinaram, provavelmente para facilitar as coisas para eles, que a Terceira Idade se inicia aos 65 anos de idade... Mas sem duvida nenhuma este é um critério absolutamente sem qualquer fundamento científico pois as pessoas são muito diferentes umas das outras, possuindo diferenças físicas e psicológicas que invalidam um critério cronológico de definição.

Não é raro encontrar uma pessoa com 40 anos que se acha velha ao ser preterida no local de trabalho por pessoa mais jovem.... Ou um rapaz de 20 anos já com os cabelos embranquecidos.... 
Muitas vezes um estado de grande preocupação ou estafa pode produzir uma queda em nossa agilidade mental com perda de memória levando a uma sensação de envelhecimento.

Cada um de nós adultos carrega dentro de si por toda a vida características da infância ou Primeira Idade. Na Terceira Idade persistem características particulares da Primeira e Segunda Idades somadas ao processo natural de envelhecimento.


O que cada um de nós pensa da 3ª Idade?
A passagem da infância para a idade adulta é considerada um processo de amadurecimento. Este processo pode ocorrer de diversas maneiras. É a criança que de repente por razões familiares necessita trabalhar e interrompe um processo de desenvolvimento mental natural para encarar as realidades da vida adulta. Por outro lado há pessoas que mesmo idosas ainda mantém vivo o espírito jovem e mesmo o comportamento infantil.

Ao chegarmos à Terceira Idade carregamos todas as características mais importantes deste processo de amadurecimento que evidentemente varia para cada um de nós. Pessoas tristes, cépticas, evidentemente tem tendência a encarar a Terceira Idade como um período da vida cheio de problemas e sofrem mais. Outras são mais alegres e encaram os problemas da vida de maneira mais amena. 

O que leva a estes diferentes comportamentos? São as influencias que recebemos das pessoas e das características do meio em que vivemos mas são também nossas características pessoais com as quais nascemos e vamos desenvolver durante a nossa vida. A soma disto tudo sem duvida vai levar a maneira como encaramos a 3ª Idade.


O que a Sociedade pensa da 3ª Idade?
Também aqui encontramos diferenças importantes. 

As sociedades ricas, de primeiro mundo, encaram a 3ª Idade de maneira bastante prática e objetiva. 
O idoso recebe nestas sociedades todos os seus direitos, e têm bem nítidos os seus limites, sendo que em determinados países há clara tendência em aproveitá-lo inclusive profissionalmente. 
Infelizmente sociedades pobres como a nossa, tendem a isolar o idoso, não sendo rara a idéia de considerá-lo inútil, um verdadeiro peso morto. A exagerada valorização da juventude, tão própria da sociedade moderna, contribui muito para piorar o conceito de 3ª Idade em nosso meio. A Saúde 
Pública e a Previdência Social não estão estruturadas para cuidar de maneira eficiente da 3ª Idade. A pobreza e a miséria colocam grande parte de nossa sociedade muito afastada de qualquer benefício trazido pelo mundo moderno. Tudo isso coloca uma carga muito negativa sobre a 3ª Idade em nosso meio dificultando muito a sua situação.

A sociedade brasileira ainda não teve tempo de se adaptar às grandes mudanças ocorridas, e o idoso ainda está longe de se sentir integrado a tais mudanças.

A nossa auto-apreciação recebe então influencias das características psicológicas individuais e evidentemente das pressões sociais : como se sentir diante de si mesmo , ou diante da apreciação dos outros. Qual a repercussão sobre uma pessoa saudável e ativa, com 75 anos de idade, que se vê absolutamente rejeitada? Se esta situação ocorre em indivíduo já com tendência a ser triste, deprimido que possui poucos conhecimentos sobre suas características psicológicas a resposta a esta pergunta é negativa, com provável piora de seu sofrimento. Esta mesma situação diante de pessoa que possua espírito alegre gera sem duvida menores repercussões negativas. 

Se ocorre uma doença a pessoa com tendência à tristeza sem duvida sofre muito mais.


Quais são as influências ambientais sobre a 3ª Idade?
Alem das influencias pessoais e da sociedade sobre cada um de nós precisamos não esquecer das influencias geradas pelo meio ambiente em que vivemos com destaque para nosso estilo de vida.

É importante destacar que grande parte das doenças que atingem os homens e evidentemente os idosos tem o estilo de vida como fator de grande importância, bastando lembrar o hábito de fumar e a sua relação com as doenças cardíacas e o derrame cerebral. Hábitos alimentares e de atividade física são outros fatores importantes. Alimentação muito rica em gordura animal, excesso de açúcar e de sal, por exemplo, são situações geradoras de problemas de saúde já bem conhecidas. A vida sedentária é considerada um grande fator negativo sobre a saúde. As irradiações produzidas em explosões nucleares ou em acidentes em usinas atômicas podem levar a alterações genéticas, isto é, a alterações nos genes que são os formadores de nosso patrimônio genético e que se localizam dentro dos aminoácidos.


Qual a importância de nosso organismo sobre a 3ª Idade?
O envelhecimento de nosso organismo basicamente está relacionado às alterações que ocorrem na estrutura de nossas proteínas. Este tema está na edição que fala sobre "O Processo Biológico do Envelhecimento". 

Basicamente todos estes fatores somados compõem o estado de 3ª Idade, podendo levar um homem de 50 anos a sentir-se com 80 anos, ou um de 80 anos sentir-se com disposição de jovem.

Como podemos ver na base da 3ª Idade estão fatores psicológicos, sociais, ambientais, e orgânicos.

Ao avaliarmos a 3ª Idade tanto do ponto de vista puramente orgânico, como do ponto de vista psico-socio-econômico sentimos a importância de se tentar desenvolver um trabalho no sentido de diminuir a gravidade dos problemas. As soluções estão dentro da sociedade e vão deste a compreensão objetiva dos problemas até o esforço para a obtenção dos recursos financeiros a serem utilizados. 

Extraído do livro "Ficar Jovem Leva Tempo... Um Guia para Melhor Viver" 
Editado pela Saraiva e de autoria do Dr. João Roberto D. Azevedo 
  

As dicas deste portal não dispensam a consulta a um especialista ou acompanhamento de um médico.  Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.

Fale Conosco | Glossário | Dúvidas | Mapa do Site | Download | Colaboradores
Política de Privacidade | Política de Segurança | Política de Divulgação de Informação | Copyright | Direitos Autorais
Direitos Reservados para Double Age Informática Ltda.