|
|
|
|
|
|
Obstetrícia
|
|
|
|
Amamentação diminui risco de câncer de
mama
|
|
Atualizado
em
24/08/2001 |
Em estudo publicado no International Journal of Epidemiology (1999;28:396-402) de Junho de 1999 pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte (EUA) demonstraram que a amamentação pode reduzir o risco de desenvolvimento de câncer de mama em até 30%.
O estudo foi realizado com os dados do Carolina Breast Cancer Study e incluiu 751 mulheres que amamentaram pelo menos um filho e 743 controles.
As mulheres entre 20 e 49 que amamentaram tiveram uma diminuição de 20% no risco de câncer de mama e as com idade entre 50 e 74 uma redução de 30%.
Foi observado também, que a amamentação diminui o risco independentemente do número de filhos amamentados e idade materna na primeira e na última amamentação.
Os autores concluem que a amamentação está associada a uma diminuição no risco de câncer de mama mas, ressaltam que estes resultados são conflitantes com os encontrados por outros estudos.
Fonte: Medreport
|
As
dicas deste portal não dispensam a consulta a um
especialista ou acompanhamento de um médico.
Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.
|
|