A cafeína, em quantidades moderadas, diminui os riscos de formação de cálculos biliares nos homens, segundo um novo estudo realizado por cientistas americanos.
Acusada de ser um perigo para a saúde, a cafeína foi reabilitada graças a uma ampla pesquisa sobre 46 mil casos ao longo de 10 anos, realizada por estudiosos de Harvard.O estudo evidenciou como a cafeína é capaz de prevenir a formação de cálculos nas vias biliares dos homens. Os especialistas observaram uma queda de 40% das probabilidades de se desenvolverem cálculos biliares em homens que ingeriam de duas a três xícaras de café diárias, e de 45% com a ingestão de quatro ou mais xícaras.
Segundo o estudo publicado em "Jama", a revista dos médicos americanos, o efeito benéfico da cafeína se obtém apenas com o consumo de café. No entanto, os especialistas não se arriscam em sugerir o aumento deste consumo, em função do perigo desta substância poder provocar outras complicações.
|