Washington - Uma dieta rica em vitamina E, com nozes e grãos integrais, pode diminuir o risco de câncer de pulmão entre fumantes em 20%, segundo resultados de um novo estudo. No estudo, realizado com mais de 29 mil homens fumantes na Finlândia, os pesquisadores descobriram que aqueles que tinham níveis altos de vitamina E no sangue, reduziam a incidência de
câncer de pulmão em 19% a 23%.
Os benefícios foram mais acentuados entre homens com menos de 60 anos e entre fumantes leves que fumavam há menos de 40 anos. A redução no risco de câncer de pulmão, nestes grupos, foi de 40% a 50%. Entretanto, apesar da descoberta animadora, o médico Demetrius Albanes, do Instituto Nacional de Câncer, alertou que a atitude mais benéfica que um fumante pode tomar é ainda a mesma: parar de fumar.
"É preciso enfatizar que não apenas para o câncer de pulmão, mas para o câncer no pâncreas, nos rins e em outros órgãos, parar de fumar é crucial", disse Albanes, o autor principal do estudo publicado no "Journal of the National Cancer Institute". No estudo, que durou quase oito anos, pesquisadores retiraram amostras de sangue periódicas para medir os níveis de vitamina E. Tais níveis foram, então, relacionados às condições de saúde dos homens no estudo. Houve 1.144 casos de cãncer de pulmão diagnosticados no grupo durante o estudo.
A incidência de câncer de pulmão diminuiu entre os homens com níveis mais altos de vitamina E, disse Albanes, e a proteção contra o câncer foi mais pronunciada entre os que fumavam há menos tempo e que também tinham altos níveis de vitamina E. Embora o novo estudo envolva apenas fumantes e câncer de pulmão, outras pesquisas já haviam mostrado que níveis saudáveis de vitamina E oferecem proteção contra doenças do coração, derrame e outros tipos de câncer, como o de próstata.
Albanes disse que os benefícios comprovados vêm apenas de uma dieta balanceada que incluía alimentos ricos em vitamina E. Os pesquisadores não tiraram conclusões sobre o efeito da vitamina E ingerida em cápsulas por alguns homens durante o estudo. Segundo o médico, os benefícios comprovados da vitamina E vêm da alimentação e não da ingestão de pílulas de vitamina. Albanes disse que alimentos ricos em vitamina E incluem óleo de soja e outros óleos de sementes; nozes, especialmente amêndoas, avelãs, sementes de girassol e
grãos integrais, incluindo germen de trigo.
Fonte: Tribuna da Imprensa
|