|
|
|
|
|
|
Nutrição
|
|
|
|
Alimentos
- Consumo de Vinho Parece Diminuir o Risco de Derrames
|
|
Atualizado
em
21/09/2001
|
Apesar de estudos anteriores terem sugerido que o consumo de quantidades moderadas de álcool pode reduzir o risco de uma pessoa sofrer derrames, um novo estudo diz que o vinho - não a cerveja nem outras bebidas - parece ter o maior efeito protetor.
Na edição deste mês de "Stroke", uma publicação da American Heart
Association, pesquisadores dinamarqueses relatam um estudo de 13.329 pessoas durante 16 anos. As pessoas que bebiam vinho semanalmente - de um a seis copos por semana - tinham um risco de derrames 34% menor do que aquelas que nunca ou raramente bebiam vinho. As pessoas que bebiam vinho diariamente tinham um risco reduzido em 32%. As que bebiam cerveja ou outras bebidas alcoólicas não tinham redução estatisticamente significativa no risco de derrames.
"Cerveja, vinho e bebidas destiladas parecem ter diferentes efeitos sobre as doenças cardiovasculares, indicando que outros compostos além do etanol devem ser importantes", diz o chefe do estudo, o doutor Thomas
Truelsen, do Instituto de Medicina Preventiva de Copenhagen.
Os pesquisadores dizem que uma das razões para o efeito protetor do vinho parece ser a presença de flavonóides e taninas - nutrientes que já demonstraram ter propriedades que ajudam a inibir o desenvolvimento de aterosclerose, a obstrução que causa ataques cardíacos e derrames.
|
As
dicas deste portal não dispensam a consulta a um
especialista ou acompanhamento de um médico.
Queremos apenas ser fonte de orientação e estudo.
|
|